terça-feira, 16 de março de 2010

Tarsila do Amaral


Ola pessoal vamos falar agora sobre Tarsila do Amaral .Tarsila por Tarsila, a biografia familiar da maior pintora brasileira - O livro escrito pela homônima Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da pintora, chega às prateleiras pela editora Celebris - Todos os baús, caixas e gavetas foram abertos, mexidos e remexidos. Durante cinco anos, mais de 15 entrevistas com familiares e amigos próximos foram realizadas, cursos de História da Arte, arquivos de jornais e revistas pesquisados. Agora, Tarsila do Amaral, sobrinha-neta da modernista, lança Tarsila por Tarsila livro que retrata de forma simples o dia-a-dia da pintora, ora humanizando o mito - expondo seu olhar caipira sobre Paris, por exemplo -, ora mostrando pelos detalhes o que fez dela o maior nome da pintura brasileira de todos os tempos. "Sempre tive muito orgulho do meu nome. Desde pequena eu sabia que era em homenagem à minha tia-avó. Não achava estranhos aqueles quadros antropofágicos; pelo contrário, meus olhos brilhavam ao contemplá-los, e até hoje me lembro onde eles ficavam expostos no apartamento dela", conta a autora na apresentação do livro, com a naturalidade que só quem esteve perto de um mito pode ter. Até os oito anos, para Tarsila-sobrinha, a Tarsila-tia era apenas mais um familiar, ainda não era Tarsila do Amaral.
É esse olhar próximo que joga luz às simplicidades que por vezes os artistas e seus biógrafos tendem a esconder. Cartas e mais cartas enviadas pela artista para os pais e para a filha são preciosos relatos históricos de uma época, porém mais ainda de uma personalidade extremamente vaidosa:
"Fui lindamente vestida com um Patou, com um chapéu de 350 francos muito lindo. Estive, um dia antes, num jantar dos artistas do Salão das Tulherias. Muita gente. Artistas de valor e outros medíocres. Estreei o meu vestido amarelo de Chez Patou. Parecia uma rainha. Todos os olhares convergiam para mim, conta a artista aos pais em correspondência pela primeira vez transcrita." Não se trata, porém, de um livro epistolar. Tarsila por Tarsila é um quebra-cabeças de épocas e histórias - pessoais e públicas - que pela primeira vez mostra fatos e passagens da vida de Tarsila do Amaral (1886 - 1973) vividas com intensidade pela artista, que na época foram divididas apenas com os mais próximos. As imagens - A biografia de uma artista plástica não poderia ser contada apenas por palavras. Muitas imagens também fazem parte do livro

Nenhum comentário: